Datas Comemorativas Corporativas – Uma oportunidade para desenvolver pessoas e a sua marca
As datas comemorativas sempre geram grande expectativas nas pessoas, inclusive no ambiente corporativo. A celebração do Natal e Páscoa, aniversários, aniversário de tempo de empresa, promoções, mudança de estações, aniversário da empresa, treinamentos, eventos temáticos, feriados nacionais relevantes, dias das profissões, inaugurações e outras datas comemorativas corporativas são comumente celebradas pelas empresas brasileiras. São datas sociais, feriados e datas importantes no calendário corporativo.
É muito comum, em algum momento do ano, as pessoas responsáveis prepararem o calendário oficial ou cronograma de datas comemorativas corporativas e eventos a serem desenvolvidos no ano seguinte. Além do planejamento e orçamento dedicado previamente, a organização de calendários desenvolve uma expectativa positiva no público interno, motiva os colaboradores a compartilharem os valores sociais e os da empresa, reforça os aspectos positivos relacionados à marca e ajuda a desenvolver a cultura organizacional e a integrar pessoas através dela.
O importante é não passar em branco. Entre datas conhecidas do calendário nacional, às datas comemorativas corporativas do calendário da empresa podem estar os treinamentos anuais e situacionais, apresentações comerciais e empresariais, prestação de contas, eventos de promoção da saúde e segurança e prevenção de acidentes do trabalhador (como CIPA e 5S), palestras e workshops, capacitações, gincanas e outros eventos especiais criados pela organização.
Eventos internos x Experiência do cliente interno
Há, contudo, uma diferença na hora de desenvolver o calendário com as datas comemorativas corporativas. Há ações e eventos que devem ser promovidos no espaço interno da empresa, integrados à rotina do colaborador, e outros em ambientes externos, justamente para tirá-lo do seu ambiente comum. Todos estes eventos devem ter foco especialmente no público interno. Devem ter uma boa comunicação e promoção para que sejam compreendidos e acolhidos pelos colaboradores.
Participar de um evento interno da empresa deve ser uma oportunidade gratificante e memorável para o colaborador. O que está em jogo não é o marketing e criar eventos por criar, para canalizar uma tendência das empresas de alta performance ou do mercado. O foco é fazer com que o cliente interno tenha uma experiência positiva e especial, podendo aprender algo relevante, a contribuir com a sua participação e a sentir-se valorizado pela empresa.
As ações de promoção das datas comemorativas corporativas devem ser compreendidas, interiorizadas e ressignificadas: a experiência positiva só acontece quando o cliente interno se sente parte desta ação.
Importância da Criatividade
Agradar o cliente interno nem sempre é fácil. É uma tarefa que exige muita criatividade. Afinal, criar uma experiência significativa e que seja compreendida e acolhida por pessoas diferentes de um mesmo grupo que integra a empresa é algo estratégico. Logo, inovar é essencial, não apenas com o passar de um ano para o outro, mas também em cada uma das datas comemorativas corporativas.
Comemore com a TemArt!
Uma dica é conhecer as propostas da TemArt para valorizar o seu público interno e a sua marca através das datas comemorativas corporativas. A empresa atua na realização de eventos corporativos personalizados de diferentes gêneros para empresas de todo o Brasil. Entre um contato e agende uma demonstração!
Gostou das dicas de como criar eventos em datas comemorativas corporativas? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais!
Comentários
Ainda não há comentários.