Design e Marca – O que tem de melhor para as grandes e MPEs
Se você tem um negócio em início de suas atividades ou uma empresa que precisa se redefinir quanto ao design e marca no mercado – o que deve ocorrer de forma saudável de tempos em tempos – deve estar se perguntando por onde começar.
Isso é muito comum em MPEs, que contam com pessoal limitado para a construção desta tarefa ou que precisa contratar uma agência para suprir esta demanda. Criar uma marca não pode ser algo trivial ou displicente. Envolve planejamento, pesquisa e conhecimentos específicos, ainda mais em relação ao que é tendência.
O que é marca?
Assim como ocorre no mundo da moda, a estética muda com o tempo para o design e marca, e novas tendências surgem a fim de renovar a representação e expressão das empresas no mercado. Um ponto de partida ao gestor de MPEs é compreender que marca é algo integrado e possui diferentes nuances a ser considerada.
Uma marca é a representação simbólica de uma entidade, negócio, projeto, corporação, de modo que seja possível identificá-la de imediato. Através de um símbolo, um signo, ícone ou palavra, a marca traz em si um “código genético” do que ela é feita e o que representa ao público.
Neste sentido, embutidos à marca estão os valores, ideias, conceitos estruturais, intenções e uma série de coisas que através de um objeto gráfico de design ela será representada.
E se a marca é uma representação simbólica, deve ter um design que traduza tudo o que ela é. Muitos empreendedores de primeira viagem escolhem o design de sua marca por achar bonito, para se aproximar da concorrência ou por motivos pessoais. Mas as diversas escolhas e o desenvolvimento de design e marca vão além: elas devem ter a ver com a “alma” do negócio e a sua posição no mercado.
Veja o que o especialista português em Criação e Gestão de Marcas, Carlos Coelho, tem a dizer sobre o assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=6Q_TYo1MK70
O conceito de uma marca é bem mais abrangente que a sua representação gráfica. Desta forma, o seu desenvolvimento começa, de forma integrada, com um planejamento estratégico da marca, que antecede o projeto gráfico.
Novidades de design e marca
Como dissemos anteriormente, as estéticas e tendências que envolvem design e marca mudam constantemente. Atualmente, alguns aspectos vêm sendo explorados nesta construção. Não é uma regra, mas tendências que podem ser consideradas no desenvolvimento do seu projeto. Vejamos alguns deles:
- Simplicidade e minimalismo – Menos é mais! Você não precisa de muitos elementos gráficos para representar o seu conceito, mas sim de elementos estratégicos. Uma abordagem que vem sendo adotada é o minimalismo, com a sua mensagem clara e limpa.
- Globalidade – É importante que o design e marca transmitam ideias de forma global.
- Legitimidade social – A conduta étnica, a valorização de conceitos socialmente aceitos e a ideia de fazer parte de algo pode ser uma ótima ideia para se aproximar do seu público. O seu projeto pode contemplar a responsabilidade social, o que está em alta.
- Experiência emocional – Estamos nos encaminhando para a era da economia da experiência. Explorar os elementos emocionais no design e marca é importante. Afinal, a Coca-Cola, por exemplo, não vende apenas uma bebida, mas sim a experiência de beber algo único. Pense nisso!
Veja também: algumas marcas criadas pela TemArt
Gostou da matéria? Tem dúvidas sobre design e marca para MPEs? Deixe um comentário!
Comentários
Ainda não há comentários.