Entenda o que é endomarketing e sua importância para as empresas:
Endomarketing: o que é e qual a sua real importância?
Reduzir a taxa de turnover (rotatividade de profissionais), diminuir os custos dos treinamentos e atrair os melhores talentos do mercado. Esses são três objetivos que estão na lista de metas prioritárias da maioria dos departamentos de RH. Para atingi-los, muitos gestores estão recorrendo ao endomarketing, uma estratégia de marketing que visa melhorar o ambiente de trabalho de uma organização.
A seguir, explicaremos melhor o que é endomarketing, e por que exatamente a sua empresa precisa colocar essa estratégia em prática o quanto antes.
O conceito de endomarketing
De forma resumida, podemos definir o endomarketing como sendo uma estratégia de marketing voltada para os clientes internos de uma empresa, ou seja, para seus colaboradores. O endomarketing também é conhecido por muitos profissionais como marketing interno.
Uma estratégia de endomarketing envolve dois departamentos: o de Recursos Humanos e o de comunicação. Juntos, eles tentam descobrir quais são as necessidades dos colaboradores e os problemas que estão enfrentando na empresa e achar soluções para contorná-los.
Entre os principais objetivos do endomarketing, estão:
- Melhorar o ambiente de trabalho, com base nas necessidades dos colaboradores e também em suas reivindicações;
- Fazer com que toda a equipe passe a olhar para a marca ‘com bons olhos’;
- Transformar os profissionais em evangelizadores da marca.
Os benefícios proporcionados pelo endomarketing
Estratégias de endomarketing eficazes, que cumprem esses três objetivos, ajudam a:
- Aumentar a satisfação da equipe, que passa a trabalhar mais contente e gerar mais resultados para a empresa;
- Aumentar o tempo de permanência dos colaboradores na empresa e reduzir a taxa de turnover;
- Reduzir os custos relacionados à contratação e ao treinamento de novos profissionais;
- Tornar o ambiente da empresa mais atrativo no mercado de trabalho e atrair os melhores talentos;
- Criar uma percepção no mercado de que o ambiente de trabalho da empresa é humano e acolhedor, o que pode atrair a atenção de potenciais clientes e investidores e do público em geral.
Isso sem contar o aumento da produtividade e a diminuição do stress dos colaboradores, também resultados da melhoria do ambiente de trabalho.
As principais estratégias de endomarketing
Seguem algumas estratégias de endomarketing que, quando bem planejadas, podem alavancar drasticamente os resultados de qualquer empresa:
Realização de eventos corporativos internos
Palestras, confraternizações e Workshops são exemplos de eventos corporativos internos que ajudam a tornar o ambiente de trabalho muito mais agradável. Eles também são muito úteis para estimular os gestores e colaboradores a estreitarem laços e se tornarem uma família.
Promoção de treinamentos
Outra forma de fazer os colaboradores olharem com bons olhos para a marca é oferecendo treinamentos. Isso porque eles acabam percebendo que a empresa se preocupa com eles, a ponto de investir recursos financeiros em seu desenvolvimento profissional.
Programas de treinamentos também ajudam os colaboradores a realizarem o seu trabalho de uma forma melhor, o que acaba beneficiando a empresa.
Oferecimento de benefícios
Benefícios como vale transporte e alimentação e plano de saúde não são tão atrativos para os profissionais nos dias de hoje. Para tornar o ambiente de trabalho mais atrativo e alavancar os resultados do endomarketing, é necessário oferecer outros tipos de benefícios, como:
- Vale-academias;
- Cupons de desconto em salões de beleza, bares, restaurantes, sessões de massagem e acupuntura, etc;
- Horário flexível e a possibilidade de home office pelo menos em alguns dias da semana;
- Viagens e passeios turísticos pela cidade;
- Entre vários outros.
Prestação de homenagens aos colaboradores
É raro encontrarmos um profissional que não gosta de ser reconhecido pelo seu trabalho.
Por isso, é importante elogiar e agradecer os colaboradores pelos serviços prestados e os resultados atingidos, individualmente ou publicamente. Isso os faz perceber que a empresa os valoriza e os motiva a realizar um trabalho ainda melhor.
Estabelecimento de planos de carreira
Organizações que oferecem planos de carreira para os seus colaboradores acabam contando com uma equipe mais motivada e despertando o interesse de novos talentos. Isso porque eles enxergam possibilidades de desenvolvimento profissional e realização pessoal.
Destaque: Conheça alguns trabalhos de endomarketing realizados pela TemArt:
http://temart.com.br/temart-eventos-ativacoes-acoes-promocionais-e-de-incentivo/
Ficou com alguma dúvida sobre o endomarketing? Então escreva-a nos comentários para podermos lhe ajudar!
Comentários
Ainda não há comentários.