A força da internet em números – Invista em marketing digital
É um caminho sem volta: as empresas de todos os tamanhos e segmentos produtivos estão investindo cada vez mais em marketing digital, considerando o alcance da internet e o impacto que ela tem na vida das pessoas. Pensar em ter bons resultados em um mercado tão competitivo sem o uso de uma metodologia assertiva de marketing que integre os meios digitais é uma tarefa fadada ao fracasso.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo We Are Social e Hootsuite revelou que nos 25 anos em que o público utiliza a internet, uma série de novas tecnologias, segmentos do mercado e até novas formas de relacionamento entre as pessoas surgiram, modificando a realidade tal como a conhecemos.
Números sobre a força da internet no Brasil
Vale um exercício de reflexão: há 15 anos, por exemplo, não tínhamos uma integração social tão grande das pessoas pelos meios digitais; hoje até mesmo pelas redes sociais é possível trabalhar e fechar negócios, o que nem se imaginava a pouco mais de uma década. A pesquisa revelou que em todo o mundo 79% das pessoas utilizam as redes sociais, sendo a mais acessada o Facebook, seguida do Instagram (com 36% de contas entre os usuários de internet). São dados que não podem ser ignorados pelas empresas que desejam se aproximar do seu público.
Em outra pesquisa realizada pela eMarketer, mostra que o Brasil tinha 78,1 milhões de usuários mensais de internet ativos em 2013 (isto é, que acessam uma rede social ao menos uma vez por mês) em 2014, número que subiu para 86,5 milhões em 2015 (crescimento de 10,7%) e na metade de 2016 esteve com 93,2 milhões (aumento de 7,8%). Ainda em 2017, já ultrapassamos mais de 100 milhões de brasileiros usuários de internet – e os números tendem a se intensificar. 90% dos usuários utilizam a internet todos os dias.
O brasileiro executa todo tipo de demanda pela internet, desde pagar contas, comprar produtos e estudar em plataformas EAD, por exemplo. Mantém-se conectado o dia todo, principalmente pelos dispositivos móveis. É o maior usuário de redes sociais da América Latina e um dos países que mais utilizam estas plataformas em todo o mundo.
Cerca de 1/3 do seu tempo passa conectando-se a pessoas e empresas pelas redes sociais. Nas mídias sociais, 66% dos acessos ocorrem por dispositivos móveis todos os dias, como aponta a primeira pesquisa citada. No caso do Facebook, 54% são mulheres e 46% são homens. O Youtube lidera com 63% de usuários de mídias sociais no Brasil, seguido do Facebook (com 62%) e Instagram (com 43% de usuários).
O que isso quer dizer para as empresas?
Estes são apenas alguns indicadores que justificam o grande interesse nas empresas em buscarem métodos mais assertivos de marketing e estratégias aplicadas ao universo da internet e das mídias sociais, sendo já este um fator de diferenciação no mercado – o que deverá se intensificar absurdamente nos próximos 10 anos.
Há algum tempo, os meios tradicionais de veiculação de propaganda e publicidade – como a mídia impressa, a televisão, o rádio e outros – têm perdido um espaço significativo para o marketing digital, devido há vários motivos. Entre os principais, está justamente a preferência do público pelos meios digitais, que se adaptou plenamente às suas necessidades e ao seu dia a dia; além disso, há o fator custo-benefício, que é muito melhor se comparado às campanhas em meios tradicionais, além de ter um alcance também muito mais pontual e amplo pela internet.
O comportamento das pessoas mudou. O brasileiro passa grande parte de sua vida conectado à internet e às mídias sociais, principalmente se relacionando em uma grande comunidade digital. Para se aproximar deste público, as empresas e marcas devem se adaptar a estes meios e utilizar uma linguagem muito mais próxima do que as utilizadas pelos meios tradicionais de comunicação. Fortalecer a presença digital da sua empresa já não é apenas uma questão de bom senso, mas uma estratégia de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.
Veja Também: alguns jobs de marketing digital feitos pela TemArt no link
Gostou da matéria? Qual o espaço que a internet tem na sua vida? Que motivos a sua empresa ainda precisa para apostar no marketing digital? Deixe um comentário!
Comentários
Ainda não há comentários.