Nesse post, explicamos o que é ativação de marcas, produtos e serviços, qual a sua importância e como realizá-la.
O conceito de ativação de marca, produtos e serviços
Um empresário investiu muito tempo e dinheiro na criação de uma marca ou no desenvolvimento de um produto ou serviço. Agora, ele precisa lançá-lo no mercado, para obter o retorno do investimento esperado.
Mas com tantas marcas, produtos e serviços já disponíveis no mercado, o que ele poderá fazer para apresentar a sua solução ao público, vendê-la e fazê-la se destacar de seus concorrentes?
Você provavelmente já deve saber a resposta: investir em anúncios tanto no meio online como no off-line. Mas com tantas outras empresas fazendo isso, será que a marca, o produto ou serviço desse empreendedor ganhará uma grande notoriedade e chamará a atenção do público?
A verdade é que esses meios são muito benéficos. Mas o lançamento se torna ainda mais bem sucedido quando se investe em ativação de marcas, produtos e serviços, uma estratégia capaz de fixá-los na memória do público-alvo e aumentar as chances dele realizar uma compra.
A seguir, explicaremos o que é ativação de marcas, produtos e serviços, que benefícios ela gera e qual a melhor forma de realizá-la.
O que é ativação de marcas, produtos e serviços?
Ativar é apresentar algo para o público e mantê-lo ‘vivo’ em sua mente. Ao ativar uma marca, uma empresa acaba:
- Mostrando ao seu público-alvo e ao mercado em geral que ela existe;
- Fixando-a na mente dos consumidores;
- Aumentando as chances deles comprarem as soluções ofertadas por ela e disseminarem sua marca pelo mercado.
A ativação é importante principalmente na hora de lançar uma marca, produto ou serviço no mercado. Mas ela deve ser utilizada continuamente após o lançamento, tendo em vista que outros concorrentes entrarão no mercado e é preciso fazer com que a marca, produto ou serviço continue fixada na mente dos consumidores.
A ativação também serve para restaurar a imagem de uma marca.
Como a ativação pode ser feita?
A ativação de marcas, produtos e serviços pode ser feita de várias formas. Mas a principal é a realização de eventos. Ao promover um evento para lançar um novo produto, uma empresa acaba permitindo que os consumidores tenham uma experiência com ele antes de comprá-lo.
Se a experiência for boa, eles não só comprarão o produto, como também o divulgarão espontaneamente para seus amigos, familiares e conhecidos.
Grandes companhias do setor de bebidas usam essa estratégia há um bom tempo, promovendo eventos que vão desde festas eletrônicas até comemorações de fim de ano.
Outras formas de ativação são a realização de ações promocionais (em shoppings, feiras, supermercados, etc), campanhas de incentivo (com a entrega de brindes e prêmios) e campanhas na internet.
Todas engajam bastante o público e o faz se lembrar da marca, produto ou serviço por um bom tempo.
Mas é válido lembrar que a ativação de marcas não pode ser feita de qualquer forma. É preciso muito planejamento, com foco no perfil do público-alvo, para que ele seja um sucesso e gere o retorno esperado.
Por que ativação da marca é importante?
A ativação de marca, produtos e serviços é importante porque:
Destaca a solução no mercado
Vamos supor que um fabricante de biscoitos esteja querendo lançar um novo biscoito de chocolate no mercado. Só que existem inúmeras empresas oferecendo biscoitos desse tipo, e todas já estão os divulgando-os tanto no meio online como no off-line.
Se o fabricante promover um evento para lançar seu biscoito, em que o público poderá experimentá-lo e também festejar, ele acabará se destacando no mercado, já que a maioria de seus concorrentes não utiliza essa estratégia.
Encanta o público
Um lançamento que impacta o público de um jeito novo, diferente dos meios tradicionais de propaganda, acaba deixando-o encantado.
E clientes encantados fazem questão de divulgar, voluntariamente, a marca pelo mercado.
Aumenta o alcance do lançamento
Um lançamento que seja diferente de todos os outros já feitos no mercado, além de encantar os clientes, também os estimula a relatar a sua satisfação aos seus conhecidos e também ao mundo.
E eles podem fazer isso por meio de conversas ao vivo, páginas nas redes sociais, blogs e sites de opinião e em aplicativos de troca de mensagens, como Whatsapp.
Seja qual for o meio utilizado pelo público para relatar o seu encantamento, ele ajudará a ampliar o alcance do lançamento, atingir mais consumidores e melhorar os resultados da empreitada.
Fixa a marca no mercado
Um lançamento bem sucedido fixa a marca na mente dos consumidores. E, por um bom tempo, eles não a esquecerão e a considerarão única, e continuarão divulgando voluntariamente.
Destaque: veja um pouco de nosso jeito de ativar http://temart.com.br/temart-eventos-ativacoes-acoes-promocionais-e-de-incentivo/
Ficou com alguma dúvida a respeito do conceito de ativação de marcas, produtos e serviços? Então escreva-a nos comentários para que possamos lhe ajudar!
Comentários
Ainda não há comentários.