Os tipos de eventos corporativos e suas finalidades
Palestra, conferência, fórum e congresso são apenas alguns dos inúmeros tipos de eventos corporativos. Cada um possui suas próprias características e finalidades.
É muito importante se atentar à elas na hora de planejar o evento, para que ele atraia o público certo e atinja os resultados esperados.
Mas uma grande variedade de tipos de eventos gera, inevitavelmente, uma confusão na mente dos gestores e profissionais que precisam promover um.
É por isso que, no post de hoje, mostraremos uma lista com os principais tipos de eventos corporativos e suas respectivas características e finalidades, para que suas dúvidas sejam sanadas.
Os tipos de eventos corporativos
Palestra
Esse é um dos tipos de eventos empresariais mais comuns. Na palestra, o palestrante apresenta um determinado assunto e aborda problemas e soluções. No final, a plateia pode participar, fazendo perguntas ao palestrante ou iniciando debates. As palestras podem ser complementadas com demonstrações ou exercícios.
Fórum
É uma espécie de reunião que conta com a intensa participação da plateia. O coordenador do fórum apresenta um tema de interesse dos participantes e, depois, é iniciado um debate livre entre eles.
Seminário
O seminário é um encontro em que um instrutor especialista transmite conhecimentos e experiências aos participantes. Ele pode durar algumas horas ou várias semanas.
Congresso
É uma reunião de pessoas com interesses em comum. No congresso, ocorrem apresentações e debates sobre determinados assuntos. Simultaneamente ou sequencialmente ao congresso, podem ser promovidas conferências, seminários, mesas-redondas, entre outros tipos de eventos corporativos.
Conferência
É um discurso feito por uma autoridade em um determinado assunto. Se o orador for famoso ou reconhecido no universo corporativo, então trata-se de uma conferência magistral. Na conferência, a plateia só pode fazer perguntas ao término da apresentação, por escrito.
Convenção
A convenção é uma reunião privada promovida por uma organização, em que só participam profissionais que trabalham nela ou estejam ligados à ela. Nesse evento empresarial, podem ser feitos lançamentos de produtos, nomeações, trocas de ideias para a criação de negócios, etc.
Simpósio
É uma reunião de especialistas num determinado assunto, que apresentam temas e desenvolvem um debate entre eles. O público faz perguntas escritas somente no final.
Mesa-redonda
É um encontro ou reunião entre várias pessoas que debatem sobre um determinado assunto. Não existem diferenças hierárquicas entre elas. Todas se encontram na mesma posição na hora de darem suas opiniões. A plateia pode participar fazendo perguntas e contribuindo para o debate.
Painel
O painel é uma reunião em que várias pessoas debatem sobre um determinado tema. Há muita discussão e questionamentos. As pessoas que debatem são profissionais especialistas na área em que atuam – o que não necessariamente acontece na mesa-redonda.
Feira
A feira é uma espécie de exposição, em que várias empresas de um determinado setor da economia expõem e demonstram seus produtos ou serviços ‘ao vivo’. Na feira, uma empresa pode fazer negócios, ampliar sua rede de relacionamento e, inclusive, ver o que seus concorrentes estão fazendo.
Encontro de executivos
Um encontro de executivos reúne gestores para a realização de debates a respeito de um determinado assunto. No decorrer desse evento, eles podem expor suas necessidades e encontrar, juntos, soluções para seus problemas.
Brainstorming
O termo ‘brainstorming’ significa, no português, ‘tempestade cerebral’. Esse evento é uma espécie de reunião, em que os participantes são incentivados a pensarem ativamente sem qualquer compromisso, para ideias inovadoras surgirem.
Workshop
Um workshop é semelhante a um curso, e é geralmente promovido para treinar equipes. Ele reúne um grupo de pessoas interessadas num determinado assunto, que participa ativamente das discussões. Muitas vezes, o assunto abordado é colocado em prática durante o evento.
Assembleia
Numa assembleia, diversos gestores e profissionais são convocados para exporem suas opiniões sobre um determinado assunto, debaterem e tomarem uma decisão conjunta.
Agora nos conte: você já participou de algum desses eventos corporativos? Como foi a sua experiência? Escreva nos comentários!
Comentários
Ainda não há comentários.