Os tipos de eventos corporativos internos e suas finalidades
A realização de eventos corporativos internos é uma das ações de endomarketing que as empresas podem fazer para encantar seus colaboradores.
E é justamente por meio desse encantamento que eles conseguem tornar o ambiente corporativo mais agradável e auxiliar no aumento da produtividade da equipe e na redução da taxa de rotatividade.
Abaixo, listamos os principais tipos de eventos corporativos internos e suas respectivas características e finalidades.
Os tipos de eventos corporativos internos
Café da manhã
Cafés da manhã podem ser promovidos para diversos fins. Seguem os principais:
- Unir equipes de diferentes departamentos;
- Aproximar gestores e colaboradores;
- Celebrar o atingimento de metas;
- Comemorar datas especiais, como o dia das mães, o dia dos pais, o dia da mulher, etc.
Em algumas empresas, cafés da manhã são promovidos constantemente, em certos dias da semana. Seja qual for o objetivo, eles ajudam a aproximar os colaboradores.
E se o café for saudável, com frutas e alimentos que fazem bem à saúde, ele pode estimular os profissionais a adotarem esse hábito fora da empresa. Assim, ela passará a contar com uma equipe saudável e produtiva.
Festa de aniversário
Quando uma empresa realiza uma pequena festa de aniversário para um determinado colaborador, ou para os aniversariantes de um mês, ela acaba demonstrando que realmente se importa com eles.
E isso é facilmente percebido pelos colaboradores e os faz olhar para a marca ‘com bons olhos’.
Confraternização
Confraternizações podem servir para comemorar o atingimento de metas e festejar datas especiais, como o fim do ano. Elas também podem ser promovidas com o objetivo de apenas reunir a equipe.
É válido lembrar que as confraternizações não só podem reunir os colaboradores, como também seus familiares. Nesse caso, se o evento for promovido no escritório da empresa, os gestores podem permitir que o ambiente de trabalho e as atividades nele desenvolvidas sejam mostradas para os familiares dos colaboradores.
Assim, além de ter os profissionais como promotores da marca, a empresa também passará a contar com os membros das famílias deles.
Palestra
A empresa pode convidar um palestrante para repassar seus conhecimentos e experiências para a equipe ou para motivá-la.
A realização de palestras é uma iniciativa que, além de educar os profissionais e ajudá-los a fazer seu trabalho de um jeito melhor, também mostra que a empresa está preocupada com eles, a ponto de investir recursos financeiros na sua capacitação.
Workshop
O Workshop é uma espécie de curso de curta duração, em que conhecimentos são demonstrados na prática. Enquanto absorvem conhecimentos e participam ativamente das atividades propostas, os profissionais podem aproveitar para estreitar laços e trocar experiências.
Brainstorming
Em um Brainstorming (no português, ‘tempestade cerebral’), os colaboradores são incentivados a explorarem ao máximo a sua capacidade criativa sem qualquer compromisso, para que ideias possam surgir.
Essas ideias podem estar relacionadas, por exemplo, à criação de novos produtos ou serviços e soluções que melhorem a experiência dos clientes da empresa.
Convenção
Numa convenção, podem ser realizadas nomeações, lançamentos de produtos ou serviços, debates sobre um determinado assunto, etc. Podem participar profissionais que trabalham na empresa ou que estejam diretamente ligados à ela, como clientes e parceiros.
Integração
Os eventos de integração servem para aproximar e unir as diversas equipes e colaboradores da empresa. Esses eventos podem envolver esportes (futebol, vôlei, corrida, basquete, etc), almoços, jantares, happy hours, viagens e passeios.
Pensando em promover um evento corporativo interno na sua empresa? Então aproveite para baixar o nosso guia sobre como preparar um evento corporativo interno realmente eficaz!
Comentários
Ainda não há comentários.