Produtos e Serviços Internos – Inove na sua ativação!
Um público que deve ser prestigiado pelas empresas é o público interno. Uma empresa sem pessoas é mera abstração. São as pessoas que trabalham direta ou indiretamente as responsáveis pelos resultados da corporação e o desenvolvimento de sua imagem começa internamente, pelo público interno. Logo, inove com produtos e serviços internos de qualidade isso impactará no sucesso e no posicionamento da empresa no mercado.
Mas de que forma atender as demandas deste público? O público interno envolve todos os setores e processos de uma empresa. Logo, é preciso que a corporação privilegie estratégias de comunicação muito assertivas e que chamem a atenção, que motivem e que façam a diferença na vida do colaborador e outros players que integrem este público, proporcionando-lhes uma experiência positiva.
Quem é o cliente interno e por que ele é tão importante?
Os clientes internos são todos aqueles que fazem parte do nosso dia a dia dentro do ambiente de trabalho. Como, por exemplo, o segurança, o diretor da empresa, os gerentes, a recepcionista, os colaboradores de diferentes setores, etc. São eles que recebem os produtos e serviços internos, ou seja, dentro da própria instituição. Por exemplo, a equipe de informática faz a manutenção dos computadores do setor jurídico; o RH promove um treinamento para o setor da produção; a recepcionista encaminha visitantes para todos os setores; etc.
O cliente interno é importante, pois entre todos os clientes da empresa, está na linha de frente, é o que recebe produtos e serviços internos e toda a experiência do que é se relacionar com a empresa em primeira mão. O ambiente construído pelo esforço da empresa é levada ao mercado e influencia outras pessoas que fazem parte do público externo, além de influenciar ainda na qualidade de produtos e serviços oferecidos a outros públicos.
Endomarketing, sentimento de pertencimento e cultura organizacional
O marketing interno, ou endomarketing, tem um papel bastante desafiador: conhecer profundamente o público interno, reconhecendo as possibilidades comunicativas e as necessidades destas pessoas, desenvolvendo melhor os produtos e serviços internos e a comunicação entre a empresa e seus colaboradores.
São empregadas ferramentas e metodologias do marketing tradicional para vender a imagem da empresa e seus produtos aos colaboradores, fornecedores e outros elementos que integram a sua estrutura direta ou indiretamente.
Ativar de modo assertivo os produtos e serviços internos é importante também porque faz com que os colaboradores abracem as causas da empresa, ou seja, vistam a camisa. A coesão que o sentimento de pertencimento causa nos funcionários dá credibilidade da marca junto ao mercado e à sociedade.
Além disso, o endomarketing tem foco no desenvolvimento do relacionamento interpessoal e ajuda na disseminação da cultura organizacional através da ativação de seus produtos e serviços internos, otimizando o fluxo de informações em uma via de mão dupla – dos colaboradores para as lideranças e vice-versa.
Inovação e produtos e serviços internos
Mas não basta apenas saber que o endomarketing tem a sua importância. É preciso que a empresa utilize estratégias criativas e inovadoras para que as suas ações de marketing interno e ativações de produtos e serviços junto a este público traga retornos.
A contratação de uma agência especializada (como a TemArt) ou de consultores que tenham experiência neste segmento pode ser uma solução mais inteligente, pois além desta equipe não ser influenciada pelo ambiente (já que não está alocada internamente), oferece o melhor custo-benefício e os melhores conhecimentos e recursos para implementar uma comunicação assertiva com o público interno e na ativação de produtos e serviços que façam a diferença na produtividade da empresa. Entre em contato com a TemArt e saiba mais sobre estas soluções!
Veja também: cases de endomarketing realizados pela TemArt
De que outras maneiras é possível ativar produtos e serviços internos? Deixe um comentário!
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