Tecnologias em Eventos – Alcançando todos os públicos com inovação
Você sabia que o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking mundial de congressos e convenções internacionais da International Congress and Convention Association (ICCA)? Isso significa que alcançou a marca de 291 eventos do tipo em 2014, conforme os dados desta instituição. E segundo pesquisas da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) Brasil, em 2013 foram realizados 590 mil eventos, somando 209,2 bilhões de reais de faturamento, o que representa 4,3% do PIB nacional, que são números bem expressivos.
Para se ter uma ideia, esses eventos conjuntamente promoveram 7,5 milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados. Os eventos possuem grande relevância na economia brasileira e ajudam a desenvolver todos os segmentos produtivos, uma vez que grande parte destes eventos têm objetivos corporativos: ajudam a apresentar empresas e desenvolver segmentos e talentos profissionais nas mais diversas áreas.
Novas tecnologias em eventos corporativos
As tecnologias em eventos também têm evoluído a passos nunca antes vistos. Os eventos têm se tornado verdadeiras experiências sensoriais e memoráveis, que colocam os públicos da empresa em perspectiva.
Novas abordagens, metodologias inovadoras, recursos e tecnologias de ponta são os elementos para tornar as empresas diferenciadas em seus segmentos através dos eventos. Isso é um reflexo da chamada “transformação digital”, uma transição importante vivenciada pelas empresas atualmente.
Veja a seguir algumas das principiais tendências de tecnologia em eventos que vão caracterizar as confraternizações, congressos e demais eventos corporativos, tornando-os mais inovadores e interativos:
- Drones: Permite filmagem do evento de todos os ângulos possíveis. Chamam a atenção do público, ajudam a divulgar o evento e ainda servem para captar imagens para a sua segurança ou para o seu registro. É possível ainda transmitir o evento em tempo real pela internet em diferentes ângulos.
- QR code: Esta tecnologia não é necessariamente nova (existe desde 1990), mas é cada vez mais utilizada em convites e materiais de divulgação. Trata-se de um código de resposta rápida, ideal para check-ins e para os participantes terem acesso às informações e conhecimentos do evento on-line.
- Redes sociais integradas: Cobertura e divulgação em tempo real nas redes sociais é a febre do momento. É possível trabalhar com diferentes redes sociais e mídias digitais ao mesmo tempo, utilizando elementos como lives, cupons interativos, fotos, hashtags, panorâmicas, conteúdo de texto, etc.
- Totens: Trata-se do carregamento dos celulares dos participantes e outros serviços digitais. Como em eventos os dispositivos móveis são cada vez mais usados, nada mais certo do que disponibilizar soluções que permitam o carregamento dos aparelhos.
- Tecnologia interativa na decoração: Que tal as luzes que interagirem com os participantes do seu evento? Imagens na parede, luzes de segurança no chão que interagem a cada passada, teto iluminado e outros recursos servem para dar mais destaque ao seu evento corporativo.
- Holograma: Imagine fazer um evento com palestrante presente sem realmente comparecer. Isso já é possível com os recursos de holograma, que são na verdade imagens tridimensionais que contêm dados da intensidade e da fase da radiação refletida, difratada ou transmitida a partir de objetos ou pessoas fotografados. É uma tecnologia em eventos cada vez mais popular.
Estas são algumas das tecnologias e inovações atualmente utilizadas em todos os tipos de eventos. Como tudo em tecnologia elas estão em franca evolução e as inovações não param de surgir. Manter-se atualizados através de um constante networking com empresas do setor é parte essencial para empresas que realizam eventos corporativos.
Veja também: A TemArt realiza eventos corporativos há mais de 15 anos. Veja no link nosso portifólio
Tem dúvidas sobre tecnologia em eventos? Deixe um comentário!
Comentários
Ainda não há comentários.