Treinamentos – Campanhas de Endomarketing e Engajamento
Treinar e capacitar colaboradores é uma missão contínua nas empresas que almejam ter sucesso e se diferenciar no mercado. Desenvolver pessoas através de campanhas de endomarketing é importante para o crescimento das empresas e da sociedade como um todo – algo que constantemente remete à atenção dos gestores. Mas é importante ver também os treinamentos como vias de ações do endomarketing: além de capacitar e desenvolver habilidades e competências, os treinamentos ajudam a engajar e motivar pessoas e a desenvolver diferentes estratégias de sua cultura organizacional.
A aprendizagem corporativa se expandiu bastante nos últimos anos principalmente por causa das novas tecnologias e das novas abordagens de gestão mais focadas na alta performance e no tratamento humanizado com o público interno.
Pode-se dizer que os treinamentos foram se desenvolvendo paralelamente ao próprio segmento de endomarketing, ou marketing interno, focado no cliente interno (colaboradores, lideranças, investidores, diretores, etc.). E por que não integrar a educação corporativa ao marketing interno?
Os treinamentos são produtos e serviços internos, ou seja, voltado ao desenvolvimento de talentos da empresa. A forma como estes treinamentos são idealizados, desenvolvidos e comunicados ao colaborador faz toda diferença nos resultados.
Como engajar o público interno através dos treinamentos
Muitas empresas brasileiras gastam fortunas com treinamentos e capacitações que utilizam os recursos tecnológicos de ponta e falha na hora de mensurar seus retornos. Por que isso acontece? Há muitos motivos, mas a primeira evidência geralmente é a falta de engajamento, seja pelo treinamento em si ou pelas ideias que a empresa vem transmitindo.
Trabalhar com engajamento em endomarketing, a exemplo de outros meios de marketing, é uma tarefa contínua. É preciso manter o colaborador envolvido com a missão, valores e ciente das ações de responsabilidade social de sua empresa, fazendo-o ressignificar o seu papel na corporação.
É por isso que a comunicação deve ser integrada, utilizando diferentes mecanismos de atender e atingir o público interno – como é o caso da intranet, dos eventos corporativos, das premiações por desempenho, da divulgação e reconhecimento de resultados atingidos, da valorização de ideias inovadoras, entre outras ações.
Os treinamentos, uma demanda detectada e desenvolvida por lideranças, pelo setor de RH e por funções estratégicas da empresa, deve ser coeso com as estratégias de endomarketing, bem como estas devem valorizar e comunicar através do envolvimento e das boas práticas a importância da capacitação para todos os tipos de profissionais.
A importância dos treinamentos
Os treinamentos transmitem informações e conhecimentos aos colaboradores, modificam a realidade subjetiva e coletiva e são uma importante ferramenta de gestão da cultura organizacional, bem como uma estratégia de marketing interno. Eles motivam o colaborador, inspiram novas ações, modificam comportamentos e geram diferenciais de mercado.
Para que sejam funcionais e atendam aos requisitos acima citados, é importante que a campanha de endomarketing e engajamento se adaptem também aos treinamentos, divulgando e amparando os colaboradores a tirarem o melhor proveito desta oportunidade, aproximando através deste treinamento o colaborador dos propósitos da empresa.
Contratar uma agência especializada em endomarketing e eventos corporativos é uma ótima maneira de tirar do papel as estratégias e ações necessárias para engajar os seus colaboradores. Entre em contato com a TemArt e saiba como ter os melhores resultados com o melhor custo-benefício!
Veja também:
Ações de endomarketing desenvolvidas pela TemArt
Você tem dúvidas de como os treinamentos podem alavancar o endomarketing e o engajamento da sua empresa? Deixe um comentário?
Comentários
Ainda não há comentários.