Treinamentos Empresariais – A força dos cinco sentidos
A aprendizagem organizacional é uma área que expandiu muitíssimo nos últimos anos graças ao interesse das empresas em investir em treinamentos e capacitações de seus colaboradores. Cada fez mais os treinamentos empresariais fornecem condições para os resultados almejados e revigora os processos produtivos.
Em um mercado cada vez mais competitivo, apostar nos talentos internos é uma estratégia de diferenciação, ainda mais em um momento histórico em que desenvolver novos conhecimentos no cerne na empresa é essencial para se destacar. Mas que tipo de treinamentos empresariais são mais assertivos?
Focando na experiência do público interno
O público interno – colaboradores, gestores, fornecedores, investidores e outros players que integram a empresa – é o alvo dos treinamentos empresariais. Vivemos hoje a chamada Economia da Experiência, algo que vai se intensificar muito nos próximos anos. Este conceito prega que, mais que uma solução, as pessoas almejam ter uma experiência diferenciada e profunda com o processo; mais que um produto, querem ter a experiência da solução de uma demanda.
O que isso significa? Que, por exemplo, se uma pessoa precisa fazer um furo na parede, no caso do consumidor, mais que adquirir uma furadeira, esta pessoa deseja na verdade a experiência do furo, a solução, e não necessariamente o recurso que torna isso possível.
No caso dos treinamentos empresariais dedicados ao público interno é a mesma coisa: mais que conteúdo, o que os seus colaboradores precisam e esperam é pela experiência – este colocar-se em um contexto de aprendizagem em que é possível trocar informações e gerar conjuntamente os novos conhecimentos que possam fazer a diferença em seus fazeres profissionais. A abordagem da experiência em treinamentos empresariais, aprendizagem corporativa e eventos é algo inovador e revolucionário.
E quando falamos em experiências, devemos considerar inicialmente o nível mais básico: os cinco sentidos. É através deles que temos as percepções primordiais do mundo. No contexto empresarial, por mais complexo que este ambiente seja, explorar os sentidos básicos é essencial.
Competências essenciais ao mundo contemporâneo e cada vez mais buscadas no mercado de trabalho, como criatividade, espírito inovador, visão do todo, empreendedorismo, liderança, comunicação interpessoal, entre outros, envolvem os cinco sentidos fundamentalmente. Este é o ponto de partida.
Inovação e criatividade
A velocidade de mudança é tão grande que as tecnologias, as relações, os produtos, os processos e tudo o que envolve a experiência humana e empresarial se desenvolvem e se superam em um piscar de olhos. O desenvolvimento profissional também precisa acompanhar este movimento para que a empresa tenha resultados e se mantenha no jogo.
Investir em desenvolvimento humano, mais especificamente em treinamentos empresariais, é fundamental para acompanhar as mudanças do mundo contemporâneo, uma vez que esta rapidez deve se intensificar nos próximos anos. O colaborador precisa estar preparado para exercer as suas funções de modo mais gratificante para ele e para a empresa e para acompanhar o novo ritmo das mudanças que cada vez mais se intensifica. Sobre isso, Martha Gabriel, engenheira e autora do best seller “Marketing na Era Digital”, palestrando no TEDxJardimdasPalmeiras, fala sobre o desenvolvimento de competências e sentidos em prol da criatividade e inovação:
https://www.youtube.com/watch?v=d9oAIsEBclI
Inovação e criatividade são duas competências humanas essenciais para isso e ambas estão irremediavelmente ligadas ao uso e desenvolvimento dos cinco sentidos. Quando uma empresa propõe uma aprendizagem corporativa de alta performance, com eventos e espaços que promovam a experiência, está ampliando a força dos cinco sentidos de seus colaboradores, e isso deve se refletir em produtos e processos diferenciados e no tipo de experiência que o consumidor também terá.
Veja como desenvolver estratégias mais assertivas em treinamentos empresariais de alta performance para o seu negócio com a TemArt.
Veja também: algumas ativações feitas pela TemArt para os clientes internos.
Gostou da matéria? Como implementa os treinamentos empresariais em seu negócio? Deixe um comentário?
Comentários
Ainda não há comentários.